Exposições

_morphosis

_morphosis

Mateu Velasco

A mostra marca o fechamento de um ciclo de retratos iniciado por Mateu Velasco em 2008 com pesquisa dentro do tema: cores e seus significados mais profundos.

_morphosis 

A mostra marca o fechamento de um ciclo de retratos iniciado por Mateu Velasco em 2008 com pesquisa dentro do tema: cores e seus significados mais profundos. Dono de uma linguagem bastante marcante, o artista apresenta telas, de médio formato, compartilhando da mesma cartela, porém com um novo exercício de proporção e peso cromático. Os retratos do artista mantém a linguagem pop dentro de um universo bem feminino, uma característica de Mateu, que tem influência do grafite, mas com traços nobres e precisão em decorrência da formação como ilustrador. 

As telas apresentadas em _morphosis retratam mulheres cujos cabelos são entrelaçados em objetos à primeira vista díspares, mas que sob seu olhar compartilham a idéia de transformação, ou metamorfose. A escolha de cada elemento retira objetos de seu contexto habitual, levando o expectador a buscar significados menos óbvios: o diamante, presente em diversas telas, pode representar tanto a transformação milenar da natureza como a inversão de valores da sociedade; a maçã remete a gravidade e as transformações que ocorreram a partir do descobrimento da mesma por Newton. Assim, da mesma forma que morphosis é um radical em latim que gerou palavras em diversos idiomas, os elementos das telas são para Mateu Velasco uma brincadeira visual com a semiótica dos objetos e a semântica das palavras. 

Além das telas, Mateu apresenta também uma instalação dentro da galeria realizada com resíduos de fiação têxtil, mangueiras de luz e diversos itens coletados ao longo do seu cotidiano. A escolha deste material foi utilizada pelo artista para proporcionar uma experiencia sensorial além da bidimensionalidade de suas obras. - Meu trabalho brinca com a iconografia do nosso dia a dia. O desafio da instalação é tirar a função original do objeto e inseri-lo em outro contexto -, explica Mateu. 

A exposição faz parte da programação do Atlântico Contemporâneo, evento que reunirá diversas galerias de arte do Shopping Cassino Atlântico, estabelecendo o local como um pólo de arte contemporânea no Rio de Janeiro.