Rio de Janeiro, RJ - 1988
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ
Nascido no Rio de Janeiro, em 1988, Pedro Carneiro constrói sua produção pautado nas questões relativas à herança diaspórica afro-latina e a cultura pop. Através de pinturas, intervenções urbanas, instalações e desenhos, seus trabalhos refletem histórias reais e inventadas tendo como ponto de partida o reencontro com sua ancestralidade.
Pedro Carneiro é mestrando em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), realizou a residência Pesquisa em Artes 2021 do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, foi selecionado para a 13 Bienal do Mercosul, através da Chamada Aberta para a exposição Transe. Participa da exposição "Carolina Maria de Jesus, um Brasil para os brasileiros" no Instituto Moreira Salles em São Paulo.
Possui obra na coleção do Museu de Arte do Rio.
obras
SÉRIE "PONTO DE VISTA"
Partindo da ideia de saudade, fé e refúgio, a série "Ponto de vista", foi concebida no decorrer da pandemia do Covid19, principalmente no início do isolamento social em 2020.
As telas em formato 15 x 10 cm começaram a ser produzidas como um exercício diário, afetivo e nostálgico. Como um álbum de fotos de família, as pinturas abordam vários temas se transformando em um diário que evolui ao decorrer deste processo. Uma pintura por dia, um livro de artista, onde as páginas são pequenas telas em uma vastidão de azul.
As pinturas se encontram no céu, em fotos particulares, no quintal da avó de Pedro Carneiro, no subúrbio do Rio de Janeiro, onde conviveram isolados, nas lembranças do bar com os amigos e das festas que ocupavam a cidade Imagens de heróis de quadrinhos e anônimos, de manifestações nas ruas, do afeto entre corpos e pessoas, do resgate ancestral através das fotos de família Tudo isso se mistura nesse mosaico que é vivo e que pode ser feito e refeito.